19/01/05

INESIANAS - 2





COMO EL-REI DOM PEDRO DE PORTUGAL DISSE POR DONA ENES QUE FORA SUA MOLHER RECEBIDA, E DA MANEIRA QUE ELLO TEVE


Como te anunciei a noite. Quantas vezes.
Quantas vezes repousei sob a funda obscuridade
do teu sono apenas percebendo um ou outro pequeno ruído.
Pela noite procuro o teu terreno hoje
esse mínimo espaço deus como estas naves estão desertas
como tudo é estranho para o que vive. Sob a noite aqui
encerro o segredo destes ritos
desfazendo este meu corpo paisagem
alimentando um brilho antigo
cabelo que conheci. Digo nada há que valha esta hora
pouco a pouco renuncio ao sol
em favor da água dos teus olhos.

É preciso esperar tanto. Esta morte faz-se lenta
mente não tenho fome nem sede nem desejo
apenas por outro caminho regresso.
São nossas estas naves
o pequeno galgo que repousa
foi o que nasceu do frio que aprendemos.

Esta noite perdi-me nos teus dedos
repeti os teus passos caminhando não
tão depressa quanto queria
que antes o sol dizíamo-lo.

Vê como a paisagem muda. Não descubro sequer
o desespero
e quantas vezes digo não tenho aqui ninguém
apenas esta nave sem dúvida a mais bela
para te mostrar.
Aparentemente nada mudou mas na verdade tudo mudou.
Um vento passa sobre mim como o risco
das aves sobre o mar
estas pedras colocadas estes arcos cobertos pelos limos
a tua ausência de pedra desenhada
caminhando para mim.

Não me recordo mais
varreu-se-me a memória do teu rosto sob a pressa da
e no entanto quantas vezes digo
tu não suportas alteração.
É tarde. A lua vai morrer. Deixo-me dormir.

(João Miguel Fernandes Jorge, Crónica)

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons