22/03/05

OS MEUS POETAS - 18

Image hosted by Photobucket.com

CÂNTICO DAS CRIATURAS

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
a Ti a glória, as honras, o louvor,e todas as bênçãos.
A Ti só, Altíssimo, sejam dadas
e homem nenhum é digno de nomear-Te.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o senhor* irmão Sol
que só por si madruga e que nos ilumina.
E ele é belo e radiante e com grão esplendor,
e de Ti, Altíssimo, ele é testemunha.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas
que no céu criaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento,
e pelos ares sombrios ou serenos ou com todo o tempo
que são das criaturas mantimento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é tão útil e é humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual de luzes se abre a noite
e é belo e alegre e é robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa madre terra
que nos sustenta e governa
e produz tantas frutas, coloridas flores e as ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que por teu amor perdoam
e suportam enfermidades e tribulações,
benditos aqueles que tudo suportam em paz
e que, por Ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã a nossa morte corporal
da qual homem vivente algum há-de escapar,
ai daqueles que morrem em pecado mortal,
e benditos os que se encontram na Tua santíssima vontade
que a morte segunda não lhes fará mal.

Louvade e bendizede o meu Senhor, e graças dade,
servide-O todos com mui grã humildade.

S. Francisco de Assis
- tradução de Jorge de Sena in Poesia de 26 séculos -* adaptada: substituí no 6ºverso a trad. de messor por mestre, de Sena, por « senhor», que me parece mais aceitável.

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons