24/10/05

OMNIA VINCIT AMOR - 32


chagall

Sobre o Amor

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,
e não tivesse o amor,
seria como o metal que soa ou como o sino que tange;

E ainda que tivesse o Dom da profecia,
e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência
e ainda que eu tivesse toda a fé,
de modo a remover montanhas,
e não tivesse amor,
nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres,
e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado,
e não tivesse amor,
nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno;
o amor não é invejoso;
o amor não trata com leviandade,
não se ensoberbece.

Não se porta com indecência,
não busca os seus interesses,
não se irrita,
não desconfia;

Não folga com a injustiça,
mas folga com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê,
tudo espera,
tudo suporta.

O amor nunca falha;
mas havendo profecias, serão aniquiladas;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, desaparecerá.

Porque, em parte, conhecemos,
e em parte profetizamos;

Mas quando vier o que é perfeito,
então o que é em parte será aniquilado

Quando eu era menino, falava como menino,
sentia como menino,
discorria como menino,
mas, logo que cheguei a ser homem,
acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma,
mas então veremos face a face;
agora conheço em parte,
mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permaneça a fé,
a esperança
e o amor,
mas o maior destes é o amor.


[ S. Paulo ,1ª Epístola aos Coríntios,13,1-13 ]

.........

Nota :-Não sei se se lembram: este texto foi musicado por Zbgniew Preisner para o filme de Kieslowsky Azul - da trilogia Bleu, Blanc, Rouge - o disco existe e chama-se Preisner's Music - mas é difícil de encontrar; eu mandei vir da FNAC - França. Infelizmente não sei colocar música no blogue - e de qualquer modo era texto musical «pesado».Fica a referência.E a recomendação,claro.

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons