04/02/06

LEITURAS - 3



Emoções para quê?

- Gostava de saber por que é que as pessoas acham tão importante ser-se emotivo - disse Teddy. - A minha mãe e o meu pai não consideram humana uma pessoa se não achar que uma data de coisas são tristes ou muito aborrecidas ou muito... muito injustas, ou assim. O meu pai fica todo emocionado mesmo quando está a ler o jornal. Ele acha que eu não sou humano.Nicholson sacudiu a cinza do cigarro para o lado. «Quer dizer que não sente emoções?», disse ele.Teddy reflectiu antes de responder. «Se sinto, não me lembro de alguma vez as ter usado - disse ele. - Não vejo para que é que servem.»
[….]
Ama Deus, não ama? - perguntou Nicholson, com um pouco de calma a mais. - Não é esse o seu forte, por assim dizer? (...)- Sim, claro que O amo. Mas não O amo sentimentalmente. Ele nunca disse que alguém tinha que O amar sentimentalmente - disse Teddy. - Se eu fosse Deus, tenho a certeza de que não gostaria que as pessoas me amassem sentimentalmente. É demasiado inconstante.

J. D. Salinger, in Nove Contos, ed. DIFEL.

-encontrado em http://amata.weblog.com.pt/

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons