12/06/06

LEITURAS - 10



[Já no final do Outono ]

«Já no final do Outono, fui uma vez passear. Desloquei-me para sul, visitei uma cidade que nasceu de um humilde bairro de vivendas, onde não morava gente rica, mas pessoas que viviam das suas pequenas economias e pensionistas, moravam em pequenas casinhas com jardins simples. Um jovem e reputado arquitecto tinha aqui construído muita coisa encantadora, que eu queria ver mais uma vez.
Era uma tarde quente, aqui e ali havia nogueiras que se esvaziavam, os jardins e as pequeninas casas estavam alegremente expostas ao sol. Agradavam-me as construções simples e bonitas, e observava-as com o superficial interesse dos jovens para quem o lar e a família, o descanso e o fim do dia de trabalho ainda estavam bem longe. A pacífica rua com jardim causava uma impressão simpática, agradável, eu ia devagar, ao passar lia os nomes dos donos das casas em pequenas placas de metal nos portões.»
[....]


Hermann Hesse, Gertrud, ed. Difel

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons