19/06/07

DESASSOSSEGOS - 56




"... Eis aqui o céu e o inferno, o máximo de ilusões e a ausência completa de ilusões. Aqui as vaias, o sarcasmo, os apupos, os grandes insultos e a suprema mixórdia. Desmoronou-se tudo, todas as fachadas e todos os artifícios. Gritos, mais gritos, mais sarcasmos e insultos. – como eu te reconheço! E a ti! E a ti! - E a ti que és a figura silenciosa que há tanto tempo me persegues, calada e triste, e que eras a pior. Tu, que curvas a cabeça, sem nunca te pronunciares; tu, que sofres quando eu sofro, que te envolves em silêncio quando persisto neste caminho doloroso – como te reconheço! Dá gritos! Podes gritar à tua vontade (...)Agora estou nu e toda a mentira me é impossível; agora estou nu e todas as palavras são inúteis; agora estou nu diante da imensidade e não posso ao mesmo tempo com o céu e o inferno. Agora é pior, agora tanto faz resistir um dia como um século. (...) Estamos aqui a representar: a verdade é que não nos podemos ver. Eis-nos bichos em frente de bichos. (...)"


Raul Brandão,Húmus,- excertos

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons