03/04/08

DA EDUCAÇÃO - 39




Pensamentos incompletos

A dignidade do meu casaco

Estou sentado na soleira da escola e vejo partir, para o quadro de disponíveis, para a aposentação compulsiva, para a licença sem vencimento, alguns daqueles que comigo construíram as paredes das escolas e a alma que nelas habita. São os deserdados do sistema, empurrados por uma lógica cheia de racionalidade, prenhe de rigor e capaz de ser economicamente adequada. Estendo, no chão, o meu casaco e ofereço-lhes a dignidade de uma passadeira. Quando o primeiro pé pisou o forro do meu casaco, assim estendido, e vi os olhos magoados de quem partia, fui percorrido por uma dor física, da qual já não me consigo libertar.Transporto esta dor dentro de mim, como um castigo que me foi imposto por uma lógica tão lógica que me coloca a assistir ao desfile dos deserdados. O meu casaco apruma-se, estendido no chão, cheio de dignidade.

Antero Afonso in Correio da Educação nº296

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons