22/08/08

LEITURAS - 84




[O que há de novo pelo mundo]


"O GOVERNADOR - Então, Ivan Kusmitch, que pensa agora da situação?

O DIRECTOR DOS CORREIOS - Eu? Eu nada tenho a ver com isso! E o senhor, Anton Antonovitch?

O GOVERNADOR - Eu? Eu também não tenho nada a ver com isso! Oh, não é que eu deva recear... Simplesmente... os burgueses e os negociantes inquietam-me sempre um pouco. Dizem que lhes arranquei a pele, e, no entanto, sabe Deus que, se os, digamos... despojei, foi realmente sem maldade nenhuma. Pergunto a mim mesmo (agarrando o braço do Director dos Correios, e chamando-o de parte), pergunto a mim mesmo se não há até qualquer queixa contra mim. Pois, enfim, porque havia de nos ser enviado um inspector? Escute, Ivan Kusmitch, não poderia o senhor, no interesse de todos... todas as cartas que chegam e partem dos seus correios..., não poderia, compreende... abri-las um bocadinho e dar-lhes uma vista de olhos? Poderíamos assim saber se em alguma delas haveria queixa que... E, caso contrário, tornava a fechá-las; de resto, até se pode remeter uma carta aberta...
O DIRECTOR DOS CORREIOS - Bem sei, bem sei, nesse ponto não é o senhor que me vem ensinar. Tenho-o feito muitas vezes, não tanto por prudência, como por mera curiosidade; sim, gosto sempre muito de saber o que há de novo pelo mundo. Dir-lhe-ei mesmo que é das leituras mais interessantes. Ao lermos certas cartas, sentimos mesmo gozo; ele há cada passagem!... E, quanto a informações, garanto-lhes que valem mais que a Gazeta de Moscovo.



Nicolau Gogol, O inspector

Tradução de João Gaspar Simões.
recolhido em http://last-tapes.blogspot.com/

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons