20/09/09

POETAS MEUS AMIGOS - 111



Gi

Ainda hoje digo
«Foi a minha primeira namorada.»
Era vizinha, isto é, os pais viviam
na casa geminada com a nossa,
e havia, entre os territórios separados,
respeito por fronteiras e quintais.
Não sei se ela também,
mas eu esperava ávido
o meu primeiro pêlo
que havia de tornar-me adulto.
Enquanto isso, deixava-me espreitar
por sob as saias,
eu deitado no chão,
ela em pé, a fingir que não me via
e que fazia alguma coisa.
A isto se reduzia o namoro.
Palavras, poucas,
e sempre agrestes.
E foi com estranheza
que, numa manhã distante como a vida,
descobri, espreitando,
lá ao cimo, entre as pernas,
uma mancha de sangue nas cuecas.
Nada lhe disse,
mas isso afastou-nos,
ou afastou-me a mim,
que a minha namorada
esteve sempre longe.
Um dia, regressei à Foz do Douro
por umas horas,
queria tornar à nossa infância,
e fui em busca dela, Simenon,
já tinha lido há muito os livros todos
da colecção Vampiro,
mais os outros
que em mim se transmudaram.
A rua parecia mais estreita,
a casa onde moráramos com gosto diferente,
a dela , igual; e tudo, mais pequeno.
Não fui reconhecido.
E disseram-me onde era o seu trabalho,
na Agência de Viagens Marco Polo,
e ainda que casara e tinha dois filhos
que andavam a estudarno IST,
como os meus.
Empregadas domésticas, sabemos,
dizem tudo, só é preciso
ser hábil a puxar por elas,
com o respeito devido às excepções.
O carro percorreu, breve, a distância
até à avenida,
antes demasiado longa
quando ia para a escola a pé.
Chegado,
enfim,
à agência de viagens,
perguntei pela minha namorada.
Surgiu-me um outro rosto, duro e gasto,
um corpo escanzelado,
uns baços olhos verdes, em um ninho
de rugas e gravetos.
«Muito bom dia. Faça o favor»,disse,
com uma voz estranha e devastada.
«Um amigo talvez comum falou-me
na senhora por causa de um programa
de férias na Jamaica.»
Ouvi-a com alívio: «Deve ser engano.»
Não me reconhecera.
Nada restava dela, nem de mim,
e voltei para casa, maldizendo-me
por nunca ter visto antes o meu rosto no espelho.


Nuno Dempster
In a esquerda da vírgula- http://esquerda-da-virgula.blogspot.com/

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons