10/12/10

PARA LIU XIAOBO -LEMBRANDO O MAIS BELO TEXTO DO MUNDO






Liu Xiaobo,Prémio Nobel da Paz de 2010

Considerando que......


Proclama a presente Declaração Universal dos Direitos do Homem como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações, a fim de que todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade, tendo-a constantemente no espírito, se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação universais e efectivos tanto entre as populações dos próprios Estados membros como entre as dos territórios colocados sob a sua jurisdição.

Artigo 1.º


Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

.....
Artigo 3.º

Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
.....


Artigo 13.º

1..........Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.
2. ........ Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.


Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; [...]
.....


Artigo 19.º

Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
[......]


Organização das Nações Unidas, em 10 de Dezembro de 1948

Hoje é entregue em Oslo o Prémio Nobel da Paz, o mais nobre de todos os Nobeis - a Liu Xiaobo , jornalista, preso por ter solicitado reformas democráticas no seu País, a China, membro permanente do Conselho de segurança da ONU - em clara violação dos direitos que também subscreveu ao assinar esta declaração, em 1958.Mantido em prisão efectiva de 12 anos não poderá ir receber o seu Prémio, nem fazer-se representar por sua mulher, em prisão domiciliária, ou seu filho, a quem não foi concedido visto para se ausentar.
Parabens, Liu Xiaobo! tens o mundo livre contigo!

Etiquetas:

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Licença Creative Commons